Como cuidar da voz

Esta é uma matéria que lí no Jornal Folha de São Paulo hoje de manhã, achei interessante para os amigos cantores e para os amigos não cantores (apreciadores) aprenderem um pouco mais sobre como é trabalhar com a voz.


"Especialista ensina como cantores devem cuidar da voz
da Folha Online

Quem usa a voz como instrumento de trabalho deve ter muito cuidado para que sua carreira seja duradoura. Além de praticar alguns exercícios para aquecimento vocal, é necessário conhecer as recomendações de fonoaudiólogos.

Cláudia Maria de Souza Basbaum, presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia (6ª Região), atua há nove anos no grupo Exerser - Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Músico. Segundo ela, muitos deles chegam ao consultório com problemas graves, como cistos e nódulos, que vão se acumulando pela falta de informação.

"O músico tem que ter um aquecimento de voz, um padrão respiratório muito bem colocado. O fonoaudiólogo presta atenção na parte orgânico-funcional, ou seja, se ele não tiver uma boa saúde vocal, essa vida como profissional da área de música está fadada a terminar cedo", alerta.

A fonoaudióloga orienta que tomar bastante água é de extrema importância para a hidratação das mucosas. Além disso, não usar roupas apertadas, ter um bom sono, evitar comidas gordurosas antes da apresentação, derivados do leite, chocolate e café pode melhorar muito a vida desses profissionais. "


No link da página tem um outro link para um PodCast... quem quiser ouvir, clica aí:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u401972.shtml

Beijos,
Zen

Nenhum comentário: