Ioga do Som


Quando comecei a cantar fui procurar saber mais sobre a ciência do som nas tradições antigas, pratico ioga desde 92 e em minhas pesquisas encontrei o Nada Ioga.

Nada Ioga é um sistema de cura espiritual baseado na tradição védica da Índia antiga. Esta modalidade de ioga foi desenvolvida lado a lado com os movimentos e posturas do Hatha Ioga tradicional.

Nada Ioga é um método sofisticado que baseia-se nos campos de energias sutis da música e do som para harmonizar e guiar o fluxo das energias pelo corpo. A música utilizada apropriadamente pode proporcionar a harmonia, relaxamento, equilíbrio e saúde.

Músicas e sons são utilizados por várias filosofias e religiões, na minha pesquisa sobre o Nada Ioga encontrei nos mantras hindus além de sons muitos bonitos, mensagens e rituais poderosos.

Os mantras ou cânticos hindus são cantados tradicionalmente em Sânscrito, a língua sagrada, são essencialmente uma ciência do som com mais de 3 mil anos de existência.
A palavra mantra significa “instrumento do pensamento”em Sânscrito.

“Mantras são palavras e formulas sonoras compostas de sons e ultra-sons, que têm o poder de ativar certos mecanismos internos adormecidos no homem, que são mecanismos cerebrais, glandulares e energéticos. A prática do mantra é um meio de ampliar a consciência a fim de restabelecer o sincronismo entre o homem e o universo.”
_ Nada Prem

Resolvi fazer um coletânea de alguns mantras, e fico muito feliz em partilhar com os amigos em noites de Satsang. Abaixo estão estes mantras e seus significados, também cito o nome dos artistas que fizeram gravações lindíssimas destes cânticos.

-1-

OM, o som primordial . O som da força criativa, contido em todos os sons.

Om

-2-

Eu reverencio o Deus dentro de mim.
Conhecido como Senhor Shiva, que é um verdadeiro mestre.
Esta essência interior toma a forma da verdade, consciência e paz.
Sempre presente e pleno de presença, esta essência interior
é completamente liberta, e brilha com o brilho divino

Om
Namah Shivaya Gurave
Saccidananda-Murtaye
Nishprapãncaya Shantaya
Niralambaya Tejase
Artistas - Bill Douglas e Manorama

-3-

Om Namah Shivaya é um mantra muito conhecido e muito poderoso, desenvolvido para criar a transformação da consciência. Este mantra é cantado como um pedido para uma resposta, um resultado, e é um tradicional kirtan (canto devocional hindu).
Namah significa “reverenciar em honra”. No Hinduismo, Shiva é o aspecto do Divino que conclui o ciclo criativo. Este mantra se traduz essencialmente em “Eu reverencio a Shiva”, e pode ser utilizado como um chamado a está divindade para a destruição das ilusões e da ignorância que impede o caminho da união perfeita do Homem com Deus.

Om Namah Shivaaya
Om Namah Shivaaya

Shivaaya Namaha, Shivaaya Namah Om
Shivaaya Namaha, Shivaaya Namah Om

Shambhu Shankara Namah Shivaaya
Girijaa Shankara Namah Shivaaya

Arunaachala Shiva Namah Shivaaya

Artista: Krishna Das

-4-

Maha Mantra - Este é o grande(maha) mantra do hinduismo. A prática deste mantra eleva o estado de consciência a um estado de puro amor a Deus – Krishna.
Este mantra é encontrado nos textos védicos do Upanishads.

Hare Krishna, Hare Krishna
Krishna Krishna, Hare Hare
Hare Rama, Hare Rama
Rama Rama, Hare Hare


-5-

Oh Senhor, guia-me do irreal para o real
Guia-me da escuridão para a luz
(da ignorância para o conhecimento)
Guia-me da morte à imortalidade

Om
Asato Maa Sadgamaya
Tamaso Maa Jyotir Gamaya
Mrityor Maa Amrtam Gamaya

Artistas – Ravi Shankar e George Harrison

-6-

Krishna, Govinda e Gopala são manifestações do Senhor Narayana, o mantenedor do universo, a quem pedimos que nos liberte dos nossos erros e do ciclo de mortes e nascimentos.
Shankara e Shambo são nomes do Senhor Shiva, o aspecto renovador da divindade, a quem pedimos que nos proporcione a graça da liberação.

Hare Narayana, Hare Narayana
Hare Narayana, Hare Narayana

Sri Krishna Govinda Gopala Hare
Sri Krishna Govinda Gopala Hare

Shiva Shankara, Shiva Shankara, Shiva Shankara, Hare
Shiva Shankara Shambo Shankare

Hare Narayana, Hare Narayana
Hare Narayana, Hare Narayana

Artistas - Nada Prem

Nenhum comentário: